sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Eu vou ser personagem de jogo de luta! (Será?)

Bom, quem ler esse título deve estar pensando, "Ih, o cara esqueceu o gardenal em algum lugar e tá sem tomar faz uma semana", mas a coisa não é tão maionésica quanto se pensa.

É que a Autodesk lançou um serviço online chamado "Project Pinocchio", no qual você pode criar um modelo 3D através de templates, de forma intuitiva, com centenas de opções para escolher entre tipos de cara, olhos, cores de pele, cortes de cabelo, roupas (parte de cima, parte de baixo e sapatos) e estrutura corporal.

Os recursos, apesar de parecerem muitos, ainda são limitados (Não há opções como bigode/barba, óculos, chapéus e nem mesmo peito nu para homens! Também não tem roupas de artes marciais, e algumas roupas só têm uma opção de estampa), mas essas limitações passam despercebidas frente ao leque de opções de customização.

Cada parte do rosto, cada parte do corpo, pode ser misturada entre duas opções disponíveis, e temos os mais diversos tipos étnicos, como também temos tipos alienígenas, esquelético, Frankenstein e até um demônio. Se tivesse opção de colocar capuz, já podia fazer o Esqueleto, inimigo do He-Man.

Como não tinha como fazer o Esqueleto, resolvi fazer a mim mesmo, e o resultado foi esta feiúra:
E os modelos feitos no Project Pinocchio, além de poderem ser baixados, são compatíveis com os programas usados para fazer personagens na EF-12, que são o Maya e o Motionbuilder (Usado no Softimage e no 3DSMax [Óia ele de novo! xD] ), e posso importar para o Blender e daí exportar para a EF-12 também.

Mas corre! Segundo o comunicado mais recente da Autodesk, a moleza só dura até dia 28 de Fevereiro, depois eles tiram do ar.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Personagens do Capcom Fighting All-Stars na EF-12?!?

De um tweet no site da EF-12:

カプコンの開発の人が本社に許可とって、EF-12に当時作ってたイングリッドとD.D.とルークの3Dモデルぶち込めば疑似的にカプコンファイティングオールスターズが復活出来るんじゃないだろうか
People in the development of Capcom taking permission to headquarters, Capcom Fighting All Stars or would not it be revived artificially if Breed 3D model of Luke and DD and Ingrid that was making at that time in EF-12


Traduzindo:
Pessoal do desenvolvimento da Capcom pedindo permissão para a sede para reviver "artificialmente" na EF-12 o Capcom Fighting All Stars, pelo menos os modelos dos personagens inéditos (Luke, DD e Ingrid) que eles estavam desenvolvendo.

Se você não sabe: Capcom Fighting All-Stars era pra ser um super jogaço de luta 3D, com personagens de várias franquias de luta (E de outros jogos) da Capcom e três personagens inéditos, dos quais só a Ingrid ganhou vida em um jogo de luta 2D da mesma empresa (Capcom Fighting Pro Evolution), criado às pressas para competir com o Neo Geo Battle Coliseum, da SNK Playmore.

Dentre os personagens, estavam confirmados Ryu (Lógico!), Strider Hiryu, Mike Haggar e Chun Li (Outro lógico!), e sairia para o Playstation 2. Mas, do nada, foi cancelado.

Algumas imagens:










Eu queria o Hiryu também! ^^

Espero que a Capcom autorize, agregaria um puta valor à engine!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Novo contato com uma velha engine

Há várias postagens atrás, eu falei da engine brasileira Cadabra 3D, que ela tinha sido desenhada para conter os elementos de um jogo de luta, e tals.

Não sei se eu disse, mas eu vi a demo de um jogo de luta feito pelo próprio William Malouk na Cadabra 3D, em um programa de entrevistas. É um jogo tipo "catfight", ou no bom português, "briga de piranha". Vale tapa, puxão de cabelo, arranhar, e até mesmo arrancar o sutiã, deixando as peitcholas à mostra. Cenário interessantíssimo (Uma casa noturna), protagonistas nem tanto. Mas mandei e-mails para o William, na vã esperança de conseguir uma cópia do jogo e, quem sabe, até mesmo mexer nele.

Bom, a esperança não foi tão vã: William se comunicou comigo e disponibilizou uma cópia do jogo, que eu pude baixar pelo link do Dropbox que ele me deixou. Valeu, William!

Só há um problema: COMO eu mexo no jogo?

Pra começar, ele é demo total, você só assiste as duas moças se atracando e xingando uma à outra. Os modelos e animações são proprietários, modelos .cdm e animações .anim, sem falar nas texturas .tga. Ou seja, não dá pra reexportar de volta pro 3DSMax (Sempre ele...), o exportador, pelo visto, é de mão única.

Sabe, o único curso disponível sobre a engine Cadabra não ensina como fazer especificamente um jogo de luta, só explica as funções de cada arquivo e como mexer com as demos,  pra juntar as peças do quebra-cabeça é "Se vira nos 30"! E eu não sou louco de encher o saco do William para fazer um "re-exportador para 3DSMax", já falei muita besteira pra conseguir o jogo, que se chama "Girlfight!", curiosamente, o mesmo nome de um jogo de luta só com mulheres (Mas muito mais fudido) lançado para a Xbox Live e (Dizem) em breve portado para o DreamCast.

Agora as perguntinhas básicas: "Por que você quis pegar esse jogo, sabendo que não podia com ele?"

1- Malemá, é o primeiro jogo de luta 3D brasileiro, e feito em uma engine brasileira, que usa uma linguagem de programação brasileira (Lua). Trinca de 7 "100% BR" pra guardar na História! Hue!
2- Naquele tempo, eu ainda não tinha conhecido a EF-12. Eu achava que poderia fazer um Mugen 3D usando a Cadabra Fighting Game Engine embutida no Girlfight. Mas, para isso, eu teria que aprender a bendita da Lua.
3- O cenário da danceteria Inferno é MUUUITO FODA!!! Cheio de detalhes, um cenário enorme em relação ao campo de combate, e com telas mostrando a luta no fundo. Saca só!

Esse é um dos problemas que eu vou ter que resolver. Mas antes de tudo, tenho que colocar a bendita placa gráfica no meu PC. O jogo rodou redondinho (Acho que era porque só tinha duas personagens e um cenário), mas para mexer com o bendito do 3DSMax, eu tenho que ter uma placa gráfica de respeito. Seja para tentar copiar as personagens e o cenário do .cdm pro .max, seja pra continuar a mexer na engine brazuca, seja pro que for.