quinta-feira, 29 de abril de 2021

Demo scene... E um FPS em 3D de apenas 96 KB!

 O que são Demo Scenes? São encontros de nerds hardcore, comuns na Europa, onde eles mostram todo seu talento em programação com demos (Vídeos, geralmente com som ou não) que empurram o limite de algum hardware fraco (Eles gostam de fazer loucuras em máquinas de 8 e 16 bits) ou usando o mínimo de espaço possível.

Uma das demos mais incríveis da história da computação em geral foi um jogo de FPS com apenas uma fase (Completa, com armas e inimigos), que ocupou o incrível espaço de... 96 KB! O jogo se chama "kkrieger" (Com dois "K"s mesmo), e foi desenvolvido por um grupo de nerds alemães, que enxugaram o máximo possível de programação. Pra se ter uma ideia, o jogo é descompactado na RAM, e ali ele ocupa 500 MB. 

Saca só o vídeo.


Apesar de eu não entender lhufas de programação, eu já tinha visto umas demos feitas em micrinhos véios como os Commodore 64, MSX, e até mesmo o Amiga. E ontem, eu descobri que existem sites que armazenam esses arquivos. Já baixei o kkrieger (Sim, começa com minúscula mesmo), e vi que tem muita coisa interessante nesses sites, em especial MP3 instrumentais sem copyright, feitos por esses mesmos times de nerds, e essas MP3 cabem muito bem em alguns projetos de jogos (Como o Xablau, que vai ser um Metroidvania com enredo único e recursos nunca vistos - Só me resta descobrir como implementá-los).

Uma pena que, nestes tempos de pandemia, Bolsonaro e dólar alto, os HDs externos estejam tão caros... Com certeza, eu vou precisar de pelo menos mais 1 tera...

Segue dois sites interessantes de demo scenes, onde pode-se baixar demos e músicas, e outras perfumarias que só os nerds hardcore conseguem fazer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário