sábado, 23 de outubro de 2021

...E o Flash levanta de sua tumba! (Ao menos, os joguinhos)

 Como é de conhecimento geral, em janeiro deste ano, a Adobe matou a plataforma Flash. Milhares (Talvez até mesmo centenas de milhares) de jogos e animações escoaram pelo ralo do limbo, perdidos para sempre. Houveram iniciativas, como o Newgrounds Player, mas essa iniciativa não abarcaria TODOS os jogos de Flash já lançados.

É pra isso que existe o Flashpoint.


Pra se ter uma ideia, a biblioteca de joguinhos de Flash já resgatados por essa plataforma de código aberto já está perto do TERABYTE de tamanho.

Fiquei orgulhoso em participar de uma correção do software: Agora ele está apto a rodar em computadores de 32 bits. Reclamar, às vezes, faz bem. Principalmente na comunidade do Discord.

O Flashpoint é como um navegador de internet, no qual aparecem os jogos, animações, e você pode pesquisar por tipo de jogo, por nome (Ainda que alguns tenham nomes em coreano, japonês, chinês...), e jogar um jogo que estaria perdido para sempre não fosse por esse pessoal.

Há três versões de Flashpoint para baixar:
--Infinity, com alguns jogos já baixados.
--Ultimate, com TODOS os jogos já resgatados (E atualizações constantes... Mas haja HD pra isso tudo!)
--Core, apenas para os curadores, sem nenhum jogo baixado, e permite a você resgatar jogos Flash perdidos por aí e subir para o servidor do Flashpoint.

Minha vibe até recentemente era de jogos de corrida (Baixei uma pá deles, inclusive, no Flashpoint Infinity), e eu estava na pira de debulhar o jogo da Coreia do Norte, "Pyongyang Racer". Mas me parece que os Flash decoders da vida ainda não estão maduros para o que eu quero (Extrair a pista de Pyongyang Racer e colocá-la no rFactor). Foi porque eu tinha achado que o jogo norte-coreano estava perdido que eu procurei por uma forma de jogá-lo, e achei o Flashpoint.

E o Flash não é a única plataforma de jogo que  Flashpoint resgata. Praticamente TODO JOGUINHO ONLINE, mesmo os feitos em Unity, é jogável na plataforma. Se você tem um pouco de nostalgia dos anos 2000, esta plataforma é perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário