quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Engines fracassadas ou quase, parte 1: Cadabra 3D

A Cadabra 3D tinha tudo pra dar certo: Uma engine brasileira, usando uma linguagem de programação brasileira (Lua), era free, tinha muito potencial, e teria uma parte dedicada especialmente a jogos de luta, inclusive com direito a uma demo que o William Malouk me passou.

O que deu errado?

-Prioridades. Engines free não dão dinheiro, e William foi cuidar de seu negócio, afinal... Há que se por comida na mesa.
-Ausência de tutoriais: Os arquivos em Powerpoint explicavam só o básico, se você quisesse fazer um jogo tipo Girlfight, teria que se virar nos 30.
-Impossibilidade de exportar: Os formatos de modelo da Cadabra (.cdm) são proprietários. Ou seja, se eu quisesse exportar a boate Inferno (Cenário do jogo Girlfight) para usar em outro jogo, teria que molhar a mão do Will para ele desenvolver um exportador para outro formato.
-"Bloco do Eu Sozinho": O Will praticamente tocava a engine sozinho. Chegou uma hora em que foi preciso dar uma pausa e cuidar do que realmente interessa.
Uma pena, teria tudo pra dar certo. Mas nem tudo está perdido: Will disse que planeja, um dia, retomar com a engine.
Só não sei quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário