segunda-feira, 20 de abril de 2015

[EF-12] O que foi feito até agora

Depois de um longo limbo, estou sentindo o Projeto Kumite acenando de novo pra mim, e eu pretendendo acenar de volta para retomar desta vez seriamente. O Xablau foi fogo de palha, e tá na gaveta da RaptorSoft (Nome tosco da minha "companhia-de-um-cara-só") até segunda ordem

Desta vez, eu resolvi mostrar o que anda sendo feito na (E pra) engine EF-12, que já está na versão 1.75. Diga-se, feito por terceiros, não pela Quad Arrow. Vamos fazer um apanhado breve do que a galera tá aprontando.

Começando por um trabalho de faculdade no qual o EF-12 foi uma ferramenta, através do qual surgiu a ITKS e criou-se um jogo chamado Kamui, que possui uma pletora de personagens, movimentos e cenários próprios. O jogo pronto tem mais de 1,75 GB (Sim, eu o baixei) e conta com vários personagens antropomórficos e não-antropomórficos e três tipos de controle.


Outro trabalho, mas mais modesto (E leve), está sendo desenvolvido aos poucos por Yuuto Inashiro, tem um toque de Zero Divide e com uns nomes nem esquisitos. É o ExForce DARS. Dentre as novidades do ExForce DARS estão o uso de muros, que até agora ninguém tinha conseguido adicionar (Nem mesmo o criador da engine!).


Sim, até a Hatsune Miku entrou na porrada. Há muito tempo atrás eu falei de um projeto chamado MikuMikuFight, parece que quem estava desenvolvendo deixou de lado a engine própria e achou melhor usar a EF-12. Mas tem que colocar um rigging no cabelão dela., parecem dois chifres voltados pra baixo! xD


E claro, tem os caras que têm tempo e recursos pra fazerem de seus sonhos realidade,como o usuário Nightwolfy1992, que ripa personagens e movimentos de outros jogos (Que, aliás, é a premissa do MUGEN). Ele faz parte de uma "elite" de usuários de EF-12 que criam novos cenários, personagens, e até mesmo movimentos originais (Ou ripados dos originais, vá saber). Por exemplo, temos Goku e Vegeta de Dragon Ball Z.


Outro usuário promissor atende pelo nick de BlackElementForce, esse é dedicado a jogos de luta mesmo, eestá em vias de fazer a versão EF-12 do Tekken (Enter the Tekken), com personagens ripados das versões do Playstation 2. No vídeo abaixo, temos um Bruce Irvin, 62% pronto.


Outro usuário promissor cujo nome me fugiu da mente (Porque tem mania de escrever seu nome com firulices, mas era algo parecido com "Mr. Antonio"), Mr. Antonio-san, viajou na maionese. Fora os já esperados Solid Snake do Metal Gear Solid, e Leon do Resident Evil, ele me aparece com o Mario (Sim, o irmão do Luigi) e até com o personagem do minecraft.
Também surgiu uma versão de baixa resolução do EF-12 (Para PCs mais modestos - Ainda não testei) e uma tela de seleção que permite até 50 lutadores. E sim, o Ryu do Street Fighter 4 também foi lançado pro EF-12, pelo tal "Mr. Antonio-san".
Uma pena que ele deu pití e simplesmente tirou todo seu trabalho com EF-12 da internet. Alguns usuários de EF-12, notadamente frequentadores do Fórum Mugen Fighters Guild, estão juntando o que baixaram dele para tornar os arquivos disponíveis e assim, continuar o trabalho neles.

Se a próxima versão de EF-12 vier com Arcade Mode, será um sucesso total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário